quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Don’t think small - “Sem arrogância não dá para fazer propaganda” Bill Bernbach

Bill Bernbach e seu anúncio mais famoso "Think small" - imagens da internet

Bill Bernbach mudou a história da publicidade através da criatividade. Sua agência Doyle Dane Bernbach, a DDB, uma das mais premiadas de todos os tempos, foi a primeira a juntar redator e diretor de arte como dupla criativa. Ele usou a honestidade como matéria-prima de seus anúncios e surpreendeu o público. Para ele, a publicidade é fundamentalmente persuasão e persuasão não é uma ciência, mas uma arte. Ele incorporou criatividade, simplicidade e humor em seu trabalho; criou algumas das campanhas mais bem sucedidas e memoráveis da história da publicidade.

Bernbach estudou literatura inglesa e filosofia. Seus melhores anúncios se apoiavam em retórica: de início, concordava com a opinião contrária, a fim de ganhar simpatia e confiança, para então expor os argumentos que gerariam mudança de opinião.

 Ele acreditava firmemente que as pessoas que trabalhavam na indústria da comunicação davam forma à sociedade e tinham a obrigação de tentar melhorar as coisas no mundo. Segundo ele, "Todos nós que usamos profissionalmente os meios de comunicação de massa somos os formadores da sociedade. Podemos vulgarizar essa sociedade. Podemos brutalizá-la. Ou podemos ajudá-la a elevar-se a um nível superior."

Bill Bernbach recebeu inúmeros prêmios e honras ao longo de sua carreira. Foi escolhido pela Advertising Age, na edição do século em 1999, como a pessoa mais influente nos últimos 100 anos na publicidade.

Mas qual a importância para a propaganda atual de um publicitário que, se estivesse vivo, teria mais de 100 anos hoje?

Willian “Bill” Bernbach foi para a publicidade o que Philip Kotler foi para o marketing. É o pai da revolução criativa. Ele mudou a maneira como a indústria da publicidade conversava com os consumidores e uns com os outros.

Ele foi o primeiro a realmente criar um time com redatores e diretores de arte, as duplas de criação, foi um dos criadores do modelo de agência de publicidade que temos até hoje - claro que isto vem evoluindo, há novas maneiras de se trabalhar, seja em grupos ou comitês, mas são evoluções das duplas.

Um dos maiores legados de Bill é que publicidade é a arte da persuasão. Do meu ponto de vista, publicidade tem um único objetivo: persuadir. A arte está no uso dos artifícios técnicos que usamos para atingir este objetivo. Mas isto, titio Bill já sabia.

© Alfredo Luiz Baucia

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