Se você quer ser um diretor
consagrado, com fama, glamour e reconhecimento, ou apenas pretende um
estágio na área de produção cinematográfica neste fascinante mundinho da
propaganda, preste muita atenção a estas duas lições infalíveis para
começar a galgar e alcançar o sucesso.
Mas lembre-se, não existe mágica, nem milagre – estas lições só
funcionarão se você realmente mergulhar de cabeça e se dedicar de corpo e
alma a executá-las de cabo a rabo.
1ª Lição - Assista a todos os grandes filmes da história do cinema,
ao menos três vezes cada um. Da primeira vez assista como plateia.
Deixe-se envolver; ria, chore, emocione-se. Da segunda vez, procure
entender o que te fez rir, chorar e se emocionar na narrativa. Como o
diretor pegou na sua mãozinha e conduziu seus sentimentos ao longo do
filme, que elementos de linguagem ele usou para isso. Da terceira vez,
analise o filme. Indague qual a razão daquele plano, daquele corte,
daquela luz; porque algo estava propositadamente dentro ou fora do
quadro, e siga por aí quadro a quadro ou frame a frame; você entendeu o
espírito da coisa. Claro que conhecer e estudar os diretores de cada um
destes filmes e suas principais obras faz parte da lição de casa.
Alguns diretores consagrados começaram na publicidade:
Ridley Scott, David Fincher e Zack Snyder.
Cineastas como Federico Fellini, Ingmar Bergman,
David Lynch, Michel Gondry e Wes Anderson, entre outros,
também fizeram comerciais.
2ª Lição - Agora que você já domina a linguagem cinematográfica e é
capaz de decodificar como cada um dos grandes mestres a utilizou em suas
obras, para gerar, deliberadamente, as mais diversas emoções no
público, você precisa aprender um pouco sobre as emoções e as paixões
que movem os seres humanos. Ou seja, elementos, trama e gatilhos
emocionais que podem sensibilizar a mim, a você e a todo nosso target.
Para tanto, basta ler e entender a obra completa de Shakespeare (o que
dá algo em torno de 38 peças e 148 sonetos, segundo a Wikipédia) e ouvir
e sentir toda obra de Mozart (mais de seiscentas obras, também segundo a
Wikipédia). E o melhor, você pode ler Shakespeare ouvindo Mozart. Mas,
para melhorar sua cognição, sugiro que faça uma coisa de cada vez.
Poderia fazer uma lista imensa de filmes, autores e compositores mas,
como o objetivo são dicas práticas, rápidas e factíveis, vou ficar só
no bê-á-bá.
Isto não fará de você um grande diretor da noite para o dia mas, com
certeza, você estará muito mais bem preparado que a maioria dos
diretores de filmes publicitários que estão atuando no mercado. Mas não
porque eles não sejam capazes de se superarem, é que nunca ninguém lhes
deu estas dicas. Então corra, porque agora eles também já sabem.
© Alfredo Luiz Baucia
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